domingo, 13 de janeiro de 2008

Lapis Philosophorum

dizes: olha vês? e uma chama
chicoteia para fora dos teus lábios.
e queimam-se as vestes e
os corpos de cinza enredam-se
em vulcânicas convulsões.

(porque te ardo? em que tardo?)

dizes: o fogo que somos é agora
combustão e: dá-me água: que esta sede
cresce neste leito em que: os corpos
ainda ígneos se fundem e gemem
em estranhas formas e padrões.

(porque tardo? como te ardo?)

digo: tenho em mim: no que é teu:
toda a água e: toda a chama: bizarra
estrela: nos teus lençóis: os nossos
corpos: em seis gritos comungados:
em carnal etérea harmónica perfeição.

6 comentários:

Anónimo disse...

BOLAS!!!!(é o meu porra educadinho) que LINDO, que estórias lindas que tu escreves..
cassamia

(repito-me, eu si,mas é que são mesmo belas as tuas estórias, e olha que eu sou contadora de histórias)

nonsense disse...

Jazzy: pq seis?

(há coisas que não se devem esmiúçar, como a poesia, mas fiquei curiosa...)

Igor disse...

ok, pronto, concedo.
na alquimia, a perfeição (pedra filosofal ou lapis philosophorum) é atingido unindo céu e terra, fogo e água, homem e mulher (sendo que cada um destes pares é equivalente).
Como é sabido, o conhecimento alquímico era passado em magníficas ilustrações de reputado valor semiótico, com símbolos que equivalem a elementos químicos (os quais, por sua vez, equivalem a níveis de conhecimento, dependendo se tratamos de alquimia química ou espiritual).
O símbolo do fogo é um triângulo isósceles com o vértice virado para cima, enquanto o da água é o mesmo triângulo com esse vértice virado para baixo.
Sobrepondo ambos, o resultado é conhecido de todos: a estrela de David: uma estrela de seis pontas...

:) Espero ter-me explicado...

nonsense disse...

Jazzy: obrigada por este bocadinho dispensado ehehehh

Não conhecia a teoria no campo da alquímia mas, retirando o aspecto filosófico, a leitura encaminhou-me imediatamente para a medicina tradicional chinesa que também fundamenta algumas considerações a partir das relações entre os vários elementos.

Explicaste-te mto bem...pena é teres aberto um precedente! ;)

nonsense disse...

alquimia sem acento agudo...sorry

Anónimo disse...

essa citação é a musica de fundo de fullmetal alchemist brotherhood, e ela é sem duvida a melhor que já ouvi, ela é como uma valsa cheia de dor angustia desespero, ira e furia se encontram como se etivesem em guerra, ela é incrivel.